Brazil International Massage Cup

Data: 01, 02 e 03 de Maio de 2026 | Local: Fortaleza – Brasil

Regras

Categorias do Campeonato:

1. Massagem Sueca (Massagem Ocidental, incluindo Massagem Relaxante Clássica);

2. Massagem Tailandesa / Nuad Thai (Tailandesa Tradicional, Guerreira, Real, Tailandesa Ioga, etc.);

3. Massagem Desportiva / Massagem Terapêuica (Massagem de Tecido Profundo, Massagem Pré-Competição, Massagem Pós-Ccompetição, Liberação Miofascial, Técnicas Neuromusculares, Alongamentos, etc.);

4. Massagem facial (Lifting Facial Japonês, Gua Sha, Tratamento Facial Clássico de SPA, etc.);

5. Massagem Estética Corporal (Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Protocolos Autorais, etc);

6. Massagem na Cadeira (Combinação de diferentes tipos de Métodos de Massagem, Orientais e Ocidentais);

7. Massagem de Bem-estar / Experiência SPA (Pedras Quentes, Bambus, Velas, Pindas, Aromaterapia, etc.);

8. Massagem Holística (Reiki, Cromoterapia, Cristaloterapia, Praticas Ancestrais, Práticas culturais, Práticas Espiritualizadas e etc);

9. Massagem de Estilo Livre (Combinação de Diferentes Tipos de Métodos de Massagem, Orientais e Ocidentais);

10. Massagem Principiante (Massoterapeutas que possuem menos de 03 anos de prática profissional ou ainda estão estudando);

11. Massagem Artística (Expressão da Massoterapia em Arte, com apresentações Artística Individuais, em Duplas ou em Conjuntos).
Cada apresentação será ao vivo com duração de no máximo 05 minutos.

Participação:

1. Cada massoterapeuta pode participar de 1 ou 2 categorias;

2. Para que haja total integração entre os participantes, a organização do Brazil International Massage Cup 2026® disponibilizará tradutor para a língua inglesa e para a língua espanhola durante o evento.

3. Código de vestimenta: Os participantes podem usar roupas de patrocínio pessoal ou qualquer outro traje nacional que se enquadre na categoria. Sapatos não são recomendados para a Massagem Tailandesa.

4. Os participantes devem trazer seus próprios óleos, lençóis, toalhas, ferramentas, utensílios, etc.

5. A pessoa que receberá a massagem deve usar roupa íntima o tempo todo e ter o peito coberto (se for mulher). Recomenda-se que qualquer área que não esteja sendo massageada seja coberta/envolta em um pano.

6. Há uma política de tolerância zero absoluta em relação a comportamentos inapropriados. Qualquer massagem de natureza sensual/sexual resultará em desclassificação imediata e expulsão do Campeonato.

7. Todos os participantes devem receber massagens, bem como dar massagens. Se necessário, a Associação Internacional de Massagem providenciará candidatos/beneficiários de massagem adequados em casos específicos.

8. Não são permitidas manipulações quiropráticas ou osteopáticas durante a competição, caso isso ocorrer resultará em desclassificação imediata e expulsão do Campeonato.

9. A organização do evento decide quais músicas serão tocadas durante o Campeonato, não havendo qualquer favorecimento de competidores que precisam necessariamente de sua trilha sonora. Para esses casos, recomenda-se que o competidor leve 03 (três) fones de ouvido, sendo 01 para o receptor, 01 para o massoterapeuta e 01 para os juízes (é necessária sincronia entre os fones de ouvido). Na categoria de Massagem Holística, poderá ser tocada ao menos uma música escolhida por cada competidor devido a diferenças entre as terapias ancestrais e entendendo a música como instrumento de poder, amplificando a conexão com o Massoterapeuta e com a técnica utilizada.

10. A utilização de fogo será permitida, entretanto será de responsabilidade do massoterapeuta possíveis acidentes, inclusive se houver queimaduras no receptor, tal fato resultará em desclassificação imediata.

Área de competição:

1. A área de competição é dividida entre auditório e mais 04 áreas de massagem. 30 a 40 macas de massagem estarão disponíveis, além de 10 colchões para massagem tailandesa e modalidades executadas no solo. Os competidores da Categoria de Massagem na Cadeira deverão levar cada um, a sua própria cadeira. A altura das mesas e cadeiras será ajustada pelos participantes.

2. Os participantes serão divididos em grupos 3 ou 4. E as apresentações será em ordem crescente.

3. A localização da mesa/colchão/cadeira e do receptor para cada participante será escolhida por sorteio. A duração de cada rodada é de 65 minutos, onde até 05 minutos serão destinados para a preparação da maca, modelo e instrumentos, etc.

4. Os participantes têm aproximadamente 5 minutos para examinar o receptor antes da massagem ser aplicada.

Os juízes:

1. O corpo de juízes será composto por Professores com vasto conhecimento técnico sobre as categorias que estiverem julgando, bem como por Massoterapeutas vencedores consagrados em torneios internacionais.

2. Os Juízes farão reuniões setoriais (por categoria) para discutirem e desenvolverem olhares técnicos coerentes, para que haja um julgamento justo e idôneo.

3. Os juízes avaliarão os participantes nas seguintes áreas com um sistema de pontos que vai de 0 a 100. A seguir você poderá compreender melhor os quesitos a serem avaliados:

  • Apresentação (coerência entre massagista, maca e acessórios) – 05 pontos;
  • Ergonomia – 10 pontos;
  • Técnica – 20 pontos;
  • Fluxo – 15 pontos;
  • Inovação e Desenvolvimento de novos Métodos – 20 pontos;
  • Concentração – 15 pontos;
  • Cuidado com o Receptor – 10 pontos;
  • Comunicação Verbal e Não-Verbal – 05 pontos

 

4. Após a Grande Final, os juízes terão oportunidade de fazer apontamentos gerais sobre o que viram em suas categorias e no campeonato como um todo;

5. Os participantes não terão acesso às notas individuais dos juízes, entretanto saberão sua nota geral e sua respectiva classificação.

6. Todas as decisões relativas à competição são tomadas coletivamente pelo grupo de juízes e pelo organizador – isso para garantir que a competição seja a mais justa possível.